Fabricação


MÉTODO DE FABRICAÇÃO DO CONCRETO
                                                                                                                              
O concreto é um composto de cimento (i)), areia (ii) e pedra britada (iii) e água.

(i)            Existem vários tipos de cimentos entre eles os mais utilizados:

§  Natural = formado a partir da calcinação da pedra calcária. Esta é quebrada e queimada. Posteriormente britada, pulverizada e empacotada para o transporte ao mercado.

§  Portland = obtido através da calcinação de uma mistura de CaCO3 e argila. Este cimento é mais resistente.



(ii)          A areia tem a função de completar os espaços vazios entre a pedra britada e o cimento. Deve-se evitar impurezas.



(iii)         Brita é classificada de acordo com o material retido na peneira. O concreto é melhor e mais consistente quando os espaços entre as britas maiores são ocupados uniformemente por britas menores e areia.
Quando hidratamos o cimento com a agua, forma-se uma pasta aglomerante que acede aos fragmentos de pedra e areia formando um bloco monolítico bem resistente e duro.
O método de fabricação do concreto consiste em uma cuidadosa seleção qualitativa dos materiais componentes e quantidade de agua utilizada, a fim de um produto final de boa qualidade.


                                                                              Por: Marcella Gaute






Pode-se dividir o processo de fabricação em cinco etapas:



Pode-se dividir o processo de fabricação em cinco etapas:
1-    Mistura
Consiste em homogeneizar o concreto conferindo a mesma composição em sua massa via manual (auxilio de pás e inchadas) ou mecanizada (por betoneira).




Figura 1- Mistura Manual (Modificado de www.abcp.org.br).




Figura 2- Concreto misturado por betoneira (Modificado de www.abcp.org.br).

É importante adicionar a quantidade ideal de agua, pois o excesso diminui a resistência e a falta causa buracos no concreto. A relação entre o peso de agua e do cimento deve ser cerca de 0,3 litros de agua por quilo de cimento já é suficiente para a hidratação do cimento.


 
2– Transporte
Etapa em que o concreto é transportado para o local de aplicação.


Figura 3- Tipos de transporte do concreto (modificado de: revistatechne.com.br).
 
 
 

3– Lançamento
Após a adição de agua, o concreto leva em torno de quatro horas para enrijecer. Essa etapa transfere o concreto para formas no local determinado de aplicação.


Figura 4- Modos de como são feitos os lançamentos (a) (Modificado de: brasilia.evisos.com.br) e (b) (Modificado de: skyscrapercity.com).





4 – Adensamento

Através de métodos vibracionais mecânicos, consegue-se a acomodação e a compactação da massa de concreto, reduzindo dessa forma os vazios existentes a fim de aumentar a resistência.

Figura 5 – Vibradores regulados (Modificado de: pisosindustriais.com.br)


5 – Cura

Para evitar a desidratação do concreto por evaporação faz-se necessário o uso de películas reflexivas, diques de argila com aplicação de agua, ou até, irrigação com mangueira.

Para o cimento Portland comum, a hidratação inicia-se no dia seguinte da concretagem durante sete dias. Já cimentos pozolânicos e de alto forno são imprescindível quatorze dias.


Um comentário:

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou dúvida.