Histórico


O concreto é, depois da pedra, da argila e da madeira, um dos materiais de construção mais antigos que a humanidade conhece. Os romanos produziam um tipo de concreto com cinza vulcânica (pozolana natural) e cal que permitia a moldagem e a soldagem de peças formadas por grandes blocos de pedra. Pode-se afirmar que sua origem, em tempos mais recentes, remonta ao ano de 1756, quando John Smeaton utilizou pela primeira vez uma argamassa calcinada na construção do farol de Eddystone. 

Foi somente a partir de 1824, entretanto, com o advento do cimento Portland, que o concreto assumiu um lugar de destaque entre os materiais de construção, graças à enorme versatilidade que oferecia comparativamente aos demais produtos, possibilitando a moldagem, com relativa facilidade, das mais diversas formas arquitetônicas. Surgiram, então, as primeiras especificações para concreto baseadas no estudo científico de seus elementos constitutivos e das suas propriedades físicas. 

O concreto, devido às suas inúmeras vantagens, tem sido o material mais usado na construção de prédios residenciais, comerciais, industriais e públicos, pontes, viadutos, barragens, túneis, silos, reservatórios, etc. Entre elas, podem ser citados o seu baixo custo relativo, a disponibilidade dos seus materiais componentes em quase todos os lugares, sua versatilidade e adaptabilidade, sua durabilidade e sua possibilidade de incorporar com vantagens, rejeitos industriais poluentes.

O conhecimento das propriedades e características do concreto é, portanto, de fundamental importância para os profissionais de engenharia que atuam em construções e devem saber usá-lo com segurança, garantindo um produto final de qualidade.

[texto retirado de : Materiais compositos: Concreto, Centro Universitario de São João da  Boa Vista,Marcolino Fernandes, Jeferson F. Passos, João Tiago Garbossa S.,Jonathan de Araujo Ruíz,São João da Boa Vista, 07/102011.]

Bruna Almeida





QUADRO CRONOLÓGICO DO HISTÓRICO DO CONCRETO ARMADO

1824 - Josef Aspdin desenvolve o chamado cimento Portland.

1845 - Johnson produziu um cimento do tipo usado atualmente. (Inglaterra)

1848 - Lambot constrói um barco de cimento armado (ferrocimento)

1852 - Coignet executa vigotas e pequenas lajes.

1855 – Lambot expõe o barco de cimento armado na Exposição de Paris

1867 - Monier consegue chegar ao concreto armado usado atualmente (em termos dos materiais)

1878 - patenteia a construção de tubos, lajes e pontes (sem base científica).

1877 - Hyatt (USA) publica resultados de suas experiências (estribos).

1880 - Hennebique constrói a 1º laje com barras de aço de seção circular.

1884 - Freytag adquire patentes de Monier (Alemanha)

1885 - Wayss adquire patentes para usar na Áustria e Alemanha.

1892 - Hennebique patenteia a viga como atualmente empregada (barras com estribos).

1897 - Rabut inicia o 1º curso de concreto armado na "École National des Ponts e Chaussées".

1902 a 1908 - Wayss e Freytag publicam trabalhos experimentais.

1902 -1915 - Mörsch (Alemanha) elabora e publica a 1a. teoria cientificamente consistente e comprovada experimentalmente. Publicou dez volumes sobre o assunto.


Primeiras normas

1904 - 1a. norma para cálculo e construção em concreto armado - Alemanha.

1906 - 1a. norma francesa.

1907/11 - Maurice Levy, E. Freyssinet, A. Mesnager, G. Perret, François Hennebique desenvolvem e avançam muito no campo teórico e prático do concreto armado.

1911 - F. Henembique constrói a ponte do Risorgimento, em Roma, com 100m de vão que representaria um recorde mundial de 1911 a 1921.

1912 - Morsch e Konen tentam, sem resultados positivos, introduzir tensões prévias na armadura.

No Brasil

1908 - 1a. ponte em concreto armado, projeto de Henembique, construção de Hecheverria, RJ.

1912 - 1a. Companhia Construtora de Concreto Armado, de Riedlinger, técnico alemão, RJ
 
1920/1940 - Emílio H. Baumgart engenheiro, de origem germânica, nascido em Blumenau - SC, cursou Engenharia no Rio de Janeiro onde se formou em 1918, teve destacada atuação no inicio do concreto armado no Brasil. Projetando a ponte sobre o Rio do Peixe em Joaçaba com 68 m de vão (1928) e o Edifício "A Noite" de 22 andares (1930), no RJ.
 
1940 - 1a. norma brasileira (NB-1) baseada em propostas da ABC (1931) e da ABCP (1937).
 
1940/1950 - Antonio Alves Noronha - professor da Escola Nacional de Engenharia, trabalhou com Baumgart. Projetou mais de 1000 obras, entre elas os prédios do Ministério da Fazenda, do Trabalho, Clube de Engenharia, Estádio do Maracanã, Hotel Quitandinha, e os túneis do Leme, do Pasmado e Catumbi-Laranjeiras.
 
1960/70 A construção de Brasília com seus edifícios projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer e calculados pelo engenheiro Joaquim Cardoso.
 
1970/1980 Ponte Rio Niterói, Usina de Itaipu e metrô de São Paulo. 

 Fonte: http://www.narbal.ecv.ufsc.br/Concreto_ENS_EPS/Introducao.pdf

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